Netsukuku


Netsukuku é um sistema projetado pela empresa italiana FreakNet para lidar com grande números de nodes através de uma rede em P2P, que pode ser uma pequena unidade única de informação tal como uma imagem, um vídeo, um link ou ainda um trecho de código CSS, HTML ou PHP) que exige um consumo mínimo de recursos de CPU e memória.

A rede pode ser usada para construir uma rede mundial distribuída, usando apenas a conectividade WiFi, tolerante a falhas, anônima, e livre de censura, totalmente independente da Internet. Não depende de qualquer tipo de roteador de backbone (esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho), provedor de internet, permitindo a comunicação direta entre máquinas sem recorrer ao protocolo HTTP, ou qualquer sistema centralizado, embora possa perder em vantagem dos sistemas existentes dessa natureza para aumentar a unidade e a conectividade com a rede Netsukuku.

Ele é um tanto parecido com o projeto Byzantium.

Quais são os pontos fortes do projeto?


Internet independente: A promessa do Netsukuku é fazer seus usuários se livrarem dos provedores de internet. A idéia central por trás Netsekuku é livrar-se de provedores de Internet. Cada máquina dentro da rede WiFi serve como um roteador que redireciona as informações para todos os outros nós na rede.

Recursos otimizados: O protocolo Netsukuku é construído para lidar com um grande número de computadores, enquanto que requerem uso mínimo da CPU de computador e recursos de memória.

Privacidade: O sistema é extremamente privativo por não utilizar protocolo HTTP, o que garante anonimato aos usuários.

Velocidade: A rede sem fio do Netsukuku permite que a troca de arquivos entre as máquinas seja rápida e eficaz, afinal, não existe o intermédio de um servidor centralizado na comunicação dos micros.

Economia: Qualquer computador suporta o Netsukuku. As necessidades de hardware e software são mínimas.

Democracia: O código Netsukuku é liberado sob a licença GNU/GPL, ela está aberta e livremente editável e redistribuível por qualquer pessoa que queira construir sobre ela ou corrigir bugs.

Se interessou? Pode acessar o site do projeto por aqui.



Soluções de informática em nuvem para micro e pequenas empresas.
www.000webhost.com